Dúvidas Frequentes

Confira algumas dúvidas que são frequentes em nosso consultório e as dicas para cada uma delas.

Como funciona o emagrecimento?

Um quilo de gordura representa 7 700 kcal para o nosso organismo. Ou seja, precisamos ingerir 7 700 kcal a mais do que necessitamos ao dia para engordar um quilo. A mesma coisa vale para o emagrecimento, quando ocorre um negativo de 7 700 kcal emagrecemos um quilo!

Por exemplo, uma pessoa necessita de 2000 kcal para manter seu peso, se ingerir em um dia 1800, no outro 1700, e assim por diante, quando somar um negativo de 7 700 emagrece um quilo.

Refrigerante Engorda?

Os refrigerantes diets e lights não, mas os normais, em excesso, sim. A causa? O açúcar na composição.

Beber água durante as refeições engorda?

Não, mas dificulta a digestão já que a água dilui o suco gástrico, porem existem pessoas sensíveis a esta diluição e pessoas não sensíveis.

Após a dieta, como não voltar a engordar tudo de novo?

A manutenção do peso ocorre com uma mudança no estilo de vida. Manter uma dieta equilibrada durante a semana com liberações apenas nos finais de semana e adotar atividades físicas pelo menos três vezes por semana, isso é para a vida toda.

Dietas da moda são prejudiciais?

Às vezes sim, uma vez que podem acarretar em falta de nutrientes essenciais no organismo, acarretando queda de cabelos e algumas doenças.

Chocolate vicia?

Sim, uma vez que ele nos causa uma sensação de paz e bem-estar através do equilíbrio dos níveis da serotonina no nosso organismo, hormônio no cérebro responsável pelo prazer.

Porque os homens emagrecem mais rápido que as mulheres?

Porque eles têm mais massa muscular e testosterona, que ajudam na queima calórica.

Como tão pouco, porque não consigo emagrecer?

O que nos engorda não é a quantidade de alimentos que ingerimos no decorrer do dia, mas o tipo de alimento que ingerimos. Alguns são verdadeiras bombas calóricas e não matam a fome. O ideal é anotar num caderno detalhadamente o que anda comendo e fazer um balanço final no que está errando. Também passar muito tempo sem comer e pular refeições põe o metabolismo no modo de economia. O que significa: na hora que você vai se alimentar, o corpo só vai pensar em acumular e não em gastar.

Frutas são liberadas à vontade para emagrecer?

Não. As frutas são alimentos nutritivos, porém ricas em carboidratos. Elas, em excesso, engordam. São naturais e nutritivas, mas são açúcares.

Alimento light e diet: posso consumi-los à vontade durante a dieta?

Alimento light significa restrição parcial de algum nutriente, geralmente de gordura. Alimento diet significa restrição total de algum nutriente, geralmente de açúcar. Ambos não significam que, em dietas de emagrecimento, podem ser consumidos à vontade, pois mesmo assim podem ser altamente calóricos.

É verdade que se retirar o jantar emagrece mais rápido?

Emagrecer até emagrece, mas a longo prazo vai desacelerar o metabolismo e dificultar o emagrecimento. O ideal ainda é se alimentar a cada três horas.

Tenho uma vida atribulada e pouco tempo para me alimentar, o que posso fazer?

Carregar na bolsa bolachas integrais, frutas e barrinhas de cereais. Pacotes com frutas secas também são interessantes. Atividades físicas podem ser realizadas aos sábados e domingos com duração de 1 hora por dia. Pequenas atividades no dia-a-dia também já contribuem para a manutenção da saúde como subir e descer escadas, fazer caminhadas e até mesmo aquela faxina em casa. Todo tipo de exercício traz benefícios ao organismo.

Julia Dubin Melnick - Consultório de Nutrição